Organize o espaço colocando as cadeiras em círculo, possibilitando que todas pessoas – inclusive você que mediará o encontro – se vejam. Essa proposta estimula uma desierarquização do saber. Isto é, todes estarão em uma posição de igualdade de conhecimento e conexão entre si.
Caso a atividade seja online, verifique uma plataforma que seja acessível para todes e durante a atividade peça es participantes que abra as câmeras por um momento, para que se vejam.
Para acolher o grupo e “quebrar o gelo”, coloque uma música que dialogue com o tema proposto. Para isso, faça uma pesquisa sobre músicas ou artistas que abordem o tema da atividade ou peça ao próprio grupo sugestões. A participação des jovens é importante para fomentar a construção coletiva do conhecimento, além de incluir o grupo na construção da metodologia pedagógica com referências da própria juventude na atualidade.
Peça ao grupo que reflita sobre a letra e artista da canção proposta. Esse momento de reflexão é individual e íntimo. Ao final da música, distribua uma tarjeta para cada pessoa e peça que responda a seguinte pergunta:
– Como está se sentindo hoje?
Cada pessoa deve ler a tarjeta e colá-la em um painel ou no quadro da sala. A proposta aqui é aproximar o grupo por meio do afeto, da empatia e do cuidado entre si, criando um vínculo de confiança entre todes presentes.
Para as atividades online, existem algumas ferramentas que podem auxiliar no registro desse momento, como por exemplo as plataformas Menti.com e Padlet que fornecem possibilidades de visualização das respostas da turma.
Para iniciar a problematização dessa atividade, peça para que cada jovem pense e anote em uma tarjeta ou folha de papel o nome e as características de duas personagens LGBTQIA + retratadas em novelas ou filmes veiculados na TV aberta. Disponibilize dois minutos para esse momento. Ao final, peça que colem suas tarjetas no quadro da sala ou organizem-as no chão no meio da roda.
Para auxiliar a dinâmica, faça uma pesquisa prévia de imagens de personagens LGBTQIA+ de novelas ou filmes e organize informações sobre as histórias retratadas. Veja algumas sugestões abaixo.
– Vera Verão (programa A Praça é Nossa, SBT)
– Crô (novela Fina Estampa, 2011. Crô O filme, 2013)
– Ivan/Ivana (novela A Força do Querer, 2017)
– Lica e Samantha (Malhação, 2018)
Utilize a internet, se possível, para fazer uma busca rápida e projete as imagens das personagens que foram indicadas pelo grupo. A visualização das imagens poderá ajudar na reflexão sobre as caracterizações construídas sobre elas.
Solicite que alguns alunes levantem e leiam em voz alta, ume de cada vez, os conteúdos das tarjetas com os nomes e características das personagens LGBTQIA +. Pergunte ao grupo se reconhecem pessoas desse grupo no seu cotidiano com essas características ou com outras diferentes.
Estimule a escuta ativa, o acolhimento e a empatia ao ouvir as pessoas que têm opiniões diferentes, enfatizando a importância do respeito mútuo.
Sugestão de músicas para iniciar a atividade: Ludmilla – Cheiro bom do seu cabelo