Representação LGBTQIA+ na mídia

Público: Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Tempo de duração: A sugestão é para que a atividade seja realizada em, no mínimo, dois tempos de aula. No entanto, é possível adequações de acordo com a disponibilidade de cada educador/a/e ou espaço educativo.

Competências trabalhadas

Empatia e Cooperação, Repertório cultural e Argumentação

Objetivos

Possibilitar a reflexão crítica e questionadora sobre as imagens construídas da população LGBTQIA+ na mídia.

Passo a passo

1

Sensibilização e problematização

Tempo proposto: 20 minutos

Organize o espaço colocando as cadeiras em círculo, possibilitando que todas pessoas – inclusive você que mediará o encontro – se vejam. Essa proposta estimula uma desierarquização do saber. Isto é, todes estarão em uma posição de igualdade de conhecimento e conexão entre si.

Caso a atividade seja online, verifique uma plataforma que seja acessível para todes e durante a atividade peça es participantes que abra as câmeras por um momento, para que se vejam.

Para acolher o grupo e “quebrar o gelo”, coloque uma música que dialogue com o tema proposto. Para isso, faça uma pesquisa sobre músicas ou artistas que abordem o tema da atividade ou peça ao próprio grupo sugestões. A participação des jovens é importante para fomentar a construção coletiva do conhecimento, além de incluir o grupo na construção da metodologia pedagógica com referências da própria juventude na atualidade.

Peça ao grupo que reflita sobre a letra e artista da canção proposta. Esse momento de reflexão é individual e íntimo. Ao final da música, distribua uma tarjeta para cada pessoa e peça que responda a seguinte pergunta:

– Como está se sentindo hoje?

Cada pessoa deve ler a tarjeta e colá-la em um painel ou no quadro da sala. A proposta aqui é aproximar o grupo por meio do afeto, da empatia e do cuidado entre si, criando um vínculo de confiança entre todes presentes.

Para as atividades online, existem algumas ferramentas que podem auxiliar no registro desse momento, como por exemplo as plataformas Menti.com e Padlet que fornecem possibilidades de visualização das respostas da turma.

Para iniciar a problematização dessa atividade, peça para que cada jovem pense e anote em uma tarjeta ou folha de papel o nome e as características de duas personagens LGBTQIA + retratadas em novelas ou filmes veiculados na TV aberta. Disponibilize dois minutos para esse momento. Ao final, peça que colem suas tarjetas no quadro da sala ou organizem-as no chão no meio da roda.

Para auxiliar a dinâmica, faça uma pesquisa prévia de imagens de personagens LGBTQIA+ de novelas ou filmes e organize informações sobre as histórias retratadas. Veja algumas sugestões abaixo.

– Vera Verão (programa A Praça é Nossa, SBT)
– Crô (novela Fina Estampa, 2011. Crô O filme, 2013)
– Ivan/Ivana (novela A Força do Querer, 2017)
– Lica e Samantha (Malhação, 2018)

Utilize a internet, se possível, para fazer uma busca rápida e projete as imagens das personagens que foram indicadas pelo grupo. A visualização das imagens poderá ajudar na reflexão sobre as caracterizações construídas sobre elas.

Solicite que alguns alunes levantem e leiam em voz alta, ume de cada vez, os conteúdos das tarjetas com os nomes e características das personagens LGBTQIA +. Pergunte ao grupo se reconhecem pessoas desse grupo no seu cotidiano com essas características ou com outras diferentes.

Estimule a escuta ativa, o acolhimento e a empatia ao ouvir as pessoas que têm opiniões diferentes, enfatizando a importância do respeito mútuo.

Sugestão de músicas para iniciar a atividade: Ludmilla – Cheiro bom do seu cabelo

2

Leitura de imagem ou texto

Tempo proposto: 30 minutos

Coloque os vídeos sugeridos ou utilize outros que dialoguem com o tema proposto, a partir de uma pesquisa prévia. Peça ao grupo que preste atenção às falas e às pessoas.

LEMBRETE! Caso haja esse recurso, acione a legenda automática do vídeo, assim pessoas com deficiência auditiva ou outras dificuldades podem acompanhar o conteúdo e participar da atividade de maneira igualitária com os demais

Após os vídeos, estimule a reflexão sobre o que viram, sentiram e ouviram. Esse momento de trocas e impressões sobre o conteúdo proposto é livre. Você deve estimular que cada jovem fale livremente sobre a sua leitura de imagem, fazendo pontuações relacionando às falas da atividade anterior, explicitando as diferenças dos perfis e caracterizações construídas das personagens.

Vó, a senhora é lésbica?

Sinopse:
Num dos tradicionais almoços na casa da Vó Clarissa, Joana assiste, em choque, seu primo Joaquim soltar a pergunta que dá título ao filme. Para evitar encarar a questão e suas repercussões, ela se desliga daquele momento e passa a revisitar suas memórias de infância naquela casa. Uma figura se destaca dentre essas lembranças: a de Tia Carolina, uma grande amiga de Clarissa, que estava sempre por perto. Aos poucos, Joana entende que a presença constante de Carolina não era apenas por acaso, e não significava para sua avó Clarissa apenas uma amizade. Este passeio pelo passado desperta Joana para a possibilidade de compartilhar mais com sua avó do que havia imaginado.
Roteiro e direção: Bruna Fonseca e Larissa Lima
Inspirado no contro homonimo de Natalia Borges Polesso, autora lésbica, ganhadora do prêmio Jabuti na categoria de Contos e Crônicas no ano de 2016.

Tempo de duração:
16:57

Crédito: ELIPSE – Programa Estadual de Fomento ao Curta Universitário

3

Reflexão coletiva e socialização

Tempo proposto: 40 minutos

Após as reflexões, faça as perguntas abaixo. Você pode acrescentar outras.

-Quais as diferenças das personagens indicadas na primeira atividade e no vídeo?
-Personagens LGBTQIA + geralmente têm uma história desenvolvida nas novelas?
-As novelas geralmente apresentam histórias de mulheres e homens LGBTQIA +, cis ou trans, de maneira igualitária com pessoas heterossexuais? Por que isso acontece?

Deixe a discussão acontecer livremente, estimulando a participação do grupo. Finalize a reflexão coletiva, organize a turma em subgrupos, a quantidade pode ser definida de acordo com o número de pessoas na sala. Sugerimos de 06 grupos. Após a divisão, indique a leitura do texto sugerido e peça que cada grupo reflita sobre o conteúdo e responda as perguntas abaixo. Você pode acrescentar outras!

1 – Qual o perigo de criar personagens que reforçam um único estereótipo?
2 – É possível mudar essa realidade? Como?

O tempo indicado para esta leitura e reflexão coletiva é de 15 minutos.

Sugira que em cada grupo uma pessoa fique responsável pela sistematização das ideias e também pela apresentação que deve durar três minutos. Frise com o grupo a necessidade de organizar os pensamentos e praticar a oratória e argumentação.

Após a rodada de explanações, abra uma roda de conversa e escuta ativa. Pergunte se alguém gostaria de comentar as apresentações e medie essa etapa. Faça intervenções questionando os possíveis estereótipos criados para personagens na TV e como podem fortalecer estigmatização e violências para a população LGBTQIA + no cotidiano do mundo real. Enfatize a importância da educação para o enfrentamento dessas violências.

Prepare-se para esta atividade lendo previamente os materiais de aprofundamento sobre o tema. Procure outros conteúdos e aprofunde seus estudos!

Texto sugerido:

Crédito: Capricho Abril
Tempo de leitura: 05 min.

4

Encerramento e avaliação

Tempo proposto: 10 minutos

Para finalizar, peça ao grupo que diga uma palavra que expresse o aprendizado do dia. Pergunte ainda se mudaram de percepção sobre os conceitos abordados na atividade.

Como sugestão de avaliação, indique ao grupo que faça uma pesquisa de personalidades LGBTQIA + que estão na mídia (novela, publicidade, música, filmes, redes sociais) produzindo arte e conteúdo mostrando a diversidade e respeito para com esse grupo.

Ao fim, peça que respondam as seguintes pergunta:

1 – Qual é a importância de pessoas LGBTQIA + criarem, produzirem e viverem papéis e produções musicais e audiovisuais sem estigmatização?
2 – Qual é a importância de pessoas LGBTQIA + estarem em espaços de poder como, por exemplo, política e cargos de lideranças em empresas?
O material deve ser recolhido em um próximo encontro para possibilitar novas abordagens e aprofundamentos sobre o tema com a turma.

Materiais necessários

Presencial

  • Kit audiovisual (computador, projetor, caixa de som e acesso à internet).
  • Papelaria (folhas de papel sulfite (para tarjetas), canetas, canetinhas, lápis colorido, tesoura).

Online:  

  • É fundamental verificar se a turma tem celular ou computador e acesso à internet.
  • Plataforma para realização das atividades ( Google Zoom, meet ou Teams…)
  • Contas de acesso em uma das plataformas Padlet, Mentimeter ou Jamboard. ( sugestão).

Referências bibliográficas

Confira nosso manifesto!