Roteiros de atividades e oficinas

A construção das oficinas foi elaborada para que estudantes e educadores pudessem trilhar juntes um caminho de reflexão e ação visando o enfrentamento da LGBTQIA+fobia no espaço escolar. Compreendemos que essa metodologia, fundamentada nos conceitos da educação popular, tem a intenção de potencializar e ampliar essa experiência de construção de conhecimento, de fortalecimento de vínculos, de respeito e comprometimento com a mudança das relações sociais dentro e fora da escola. São seis oficinas, que podem ser realizadas separadamente ou, em sequência, formando a trilha pedagógica Escola +Diversa.

Faça o download, aplique o projeto em sua escola e faça parte dessa mudança!

Corpo e sexualidade

Proporcionar elementos para uma reflexão sobre como as juventudes compreendem suas sexualidades e corpos diversos.

Identidade de genêro

Refletir sobre a construção social das identidades de gênero e as possibilidades de existência não-binárias de gênero (masculina ou feminina).

Representação LGBTQIA+ na mídia

Possibilitar a reflexão crítica e questionadora sobre as imagens construídas da população LGBTQIA+ na mídia.

Família, Escola e Garantia de Direitos

Refletir sobre as instituições Família e Escola como parte fundamental da rede de proteção de crianças e adolescentes, bem como provocar a criação de soluções de enfrentamento às violências contra pessoas LGBTQIA+ nesses espaços.

Enfrentando as violências no ambiente escolar

Estimular o comprometimento des jovens para a construção de ações de enfrentamento às violências contra a juventude LGBTQIA+ na perspectiva de uma Escola +Diversa

Reconhecendo as violências no ambiente escolar

Reconhecer as violências produzidas contra alunes LGBTQIA+ e apresentar ações/ferramentas de enfrentamento às violências contra esse grupo no ambiente escolar