Organize o espaço colocando as cadeiras em círculo, possibilitando que todas pessoas – inclusive você que mediará o encontro – se vejam. Essa proposta estimula uma desierarquização do saber. Isto é, todes estarão em uma posição de igualdade de conhecimento e conexão entre si.
Caso a atividade seja online, verifique uma plataforma que seja acessível para todes e durante a atividade peça es participantes que abra as câmeras por um momento, para que se vejam.
Para acolher o grupo e “quebrar o gelo”, coloque uma música que dialogue com o tema proposto. Para isso, faça uma pesquisa sobre músicas ou artistas que abordem o tema da atividade ou peça ao próprio grupo sugestões. A participação des jovens é importante para fomentar a construção coletiva do conhecimento, além de incluir o grupo na construção da metodologia pedagógica com referências da própria juventude na atualidade.
Peça ao grupo que reflita sobre a letra e artista da canção proposta. Esse momento de reflexão é individual e íntimo. Ao final da música, distribua uma tarjeta para cada pessoa e peça que responda a seguinte pergunta: Como está se sentindo hoje?
Cada pessoa deve ler a tarjeta e colá-la em um painel ou no quadro da sala. A proposta aqui é aproximar o grupo por meio do afeto, da empatia e do cuidado entre si, criando um vínculo de confiança entre todes presentes.
Para as atividades online, existem algumas ferramentas que podem auxiliar no registro desse momento, como por exemplo as plataformas Menti.com e Padlet que fornecem possibilidades de visualização das respostas da turma.
Para iniciar a problematização dessa atividade, utilize um espelho de um tamanho que possibilite que cada pessoa enxergue seu corpo. Cada pessoa deve analisar seu reflexo por alguns segundos em silêncio, prestando atenção no formato do corpo, cor da pele, textura dos cabelos, cor dos olhos, tamanho do nariz e lábios, roupas que está usando, etc. Após a rodada, faça a seguinte pergunta:
– O que seu corpo diz sobre você?
Para a atividade online, peça que o grupo construa um mapa mental sobre seu corpo, disponibilize um tempo para o exercício e apresente a questão acima para iniciar as apresentações.
Provoque o grupo a compartilhar suas análises com os demais. Estimule a escuta ativa, o acolhimento e a empatia ao ouvir as pessoas que são diferentes, enfatizando a importância do respeito mútuo.
Sugestão de música para iniciar a atividade: Música tema do filme “Alice Júnior” (Candy Mel e Rosa Luz) – Orgulho de ser Eu |