Corpo e sexualidade

Público: Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Tempo de duração: A sugestão é para que a atividade seja realizada em, no mínimo, dois tempos de aula. No entanto, é possível adequações de acordo com a disponibilidade de cada educador/a/e ou espaço educativo.

Objetivos

Proporcionar elementos para uma reflexão sobre como as juventudes compreendem suas sexualidades e corpos diversos.

Passo a passo

1

Sensibilização e problematização

Tempo proposto: 20 minutos

Organize o espaço colocando as cadeiras em círculo, possibilitando que todas pessoas – inclusive você que mediará o encontro – se vejam. Essa proposta estimula uma desierarquização do saber. Isto é, todes estarão em uma posição de igualdade de conhecimento e conexão entre si.

Caso a atividade seja online, verifique uma plataforma que seja acessível para todes e durante a atividade peça es participantes que abra as câmeras por um momento, para que se vejam.

Para acolher o grupo e “quebrar o gelo”, coloque uma música que dialogue com o tema proposto. Para isso, faça uma pesquisa sobre músicas ou artistas que abordem o tema da atividade ou peça ao próprio grupo sugestões. A participação des jovens é importante para fomentar a construção coletiva do conhecimento, além de incluir o grupo na construção da metodologia pedagógica com referências da própria juventude na atualidade.

Peça ao grupo que reflita sobre a letra e artista da canção proposta. Esse momento de reflexão é individual e íntimo. Ao final da música, distribua uma tarjeta para cada pessoa e peça que responda a seguinte pergunta: Como está se sentindo hoje?

Cada pessoa deve ler a tarjeta e colá-la em um painel ou no quadro da sala. A proposta aqui é aproximar o grupo por meio do afeto, da empatia e do cuidado entre si, criando um vínculo de confiança entre todes presentes.

Para as atividades online, existem algumas ferramentas que podem auxiliar no registro desse momento, como por exemplo as plataformas Menti.com e Padlet que fornecem possibilidades de visualização das respostas da turma.

Para iniciar a problematização dessa atividade, utilize um espelho de um tamanho que possibilite que cada pessoa enxergue seu corpo. Cada pessoa deve analisar seu reflexo por alguns segundos em silêncio, prestando atenção no formato do corpo, cor da pele, textura dos cabelos, cor dos olhos, tamanho do nariz e lábios, roupas que está usando, etc. Após a rodada, faça a seguinte pergunta:

– O que seu corpo diz sobre você?

Para a atividade online, peça que o grupo construa um mapa mental sobre seu corpo, disponibilize um tempo para o exercício e apresente a questão acima para iniciar as apresentações.

Provoque o grupo a compartilhar suas análises com os demais. Estimule a escuta ativa, o acolhimento e a empatia ao ouvir as pessoas que são diferentes, enfatizando a importância do respeito mútuo.

Sugestão de música para iniciar a atividade: Música tema do filme “Alice Júnior” (Candy Mel e Rosa Luz) – Orgulho de ser Eu |

2

Leitura de imagem ou texto

Tempo proposto: 30 minutos

Coloque os vídeos sugeridos ou utilize outros que dialoguem com o tema proposto, a partir de uma pesquisa prévia. Peça ao grupo que preste atenção às falas e às pessoas.

LEMBRETE! Caso haja esse recurso, acione a legenda automática do vídeo, assim pessoas com deficiência auditiva ou outras dificuldades podem acompanhar o conteúdo e participar da atividade de maneira igualitária com os demais

Após os vídeos, estimule a reflexão sobre o que viram, sentiram e ouviram. Esse momento de trocas e impressões sobre o conteúdo proposto é livre. Você deve estimular que cada jovem fale livremente sobre a sua leitura de imagem, fazendo pequenas conexões relacionando as falas com a atividade anterior.

É importante, nesse momento, frisar que o corpo pode ser mais do que vemos. Isto é, cada pessoa carrega também em seu corpo suas vivências, seus desejos, seus medos, aspirações etc. Pontue que cada pessoa se identifica e se expressa de maneira única e isto é fundamental para a construção da sua identidade na sociedade e também da sua humanidade.

TRANSMISSÃO – O que é o corpo?

Sinopse
#Transmissão​ traz em questão sobre o que é o corpo, como a sociedade enxerga e as consequências disso.

Tempo de duração:
3 min.

Crédito:
Canal Brasil

TRANSANDO COM LAERTE – Mc Linn da Quebrada

Sinopse
Laerte recebe a cantora MC Linn da Quebrada para um bate-papo sobre liberdade de expressão, sexualidade e experimentações corporais.

Tempo de duração:
12 min

Crédito:
Canal Brasil

3

Reflexão coletiva e socialização

Tempo proposto: 40 mintuos

Organize a turma em subgrupos, a quantidade pode ser definida de acordo com o número de pessoas na sala. Sugerimos de 06 grupos. Após a divisão, indique a leitura do texto sugerido e peça que cada grupo reflita sobre o conteúdo e responda as perguntas abaixo. Você pode acrescentar outras!

1. Como vocês compreendem a sexualidade?
2. Se definir é libertador ou aprisionador?

O tempo indicado para esta leitura coletiva é de 20 minutos.

Sugira que em cada grupo uma pessoa fique responsável pela sistematização das ideias e também pela apresentação que deve durar três minutos. Frise com o grupo a necessidade de organizar os pensamentos e praticar a oratória e argumentação.

Após a rodada de explanações, abra uma roda de conversa e escuta ativa. Pergunte se alguém gostaria de comentar as apresentações e medie essa etapa, abordando a importância da educação sexual na escola ampliando a compreensão sobre a sexualidade.

Prepare-se para esta atividade lendo as referências bibliográficas previamente. Atente-se para os textos que abordam os temas sobre educação sexual para além da reprodução, métodos contraceptivos, prevenção ao HIV e ISTs, saúde e bem-estar, prevenção de violências sexuais contra crianças e jovens.

Pesquise outros conteúdos e aprofunde seus estudos!

Para melhor compreensão sobre a intenção desta atividade, destacamos alguns pontos sobre a importância de abordar as múltiplas dimensões da sexualidade humana no ambiente escolar indicados pela UNESCO:

“• A sexualidade é um aspecto fundamental da vida humana: possui dimensões físicas, psicológicas, espirituais, sociais, econômicas, políticas e culturais.
• A sexualidade não pode ser compreendida sem referência ao gênero.
• A diversidade é uma característica fundamental da sexualidade. As regras que governam o comportamento sexual diferem amplamente entre culturas e dentro de uma mesma cultura. Certos comportamentos são vistos como aceitáveis e desejáveis, enquanto outros são considerados inaceitáveis. Isso não significa que esses comportamentos não ocorram, ou que devam ser excluídos da discussão no contexto da educação em sexualidade”

Texto sugerido para a atividade: 

Crédito: Nova Escola
Tempo de leitura: 10 min

4

Encerramento e avaliação

Tempo proposto: 10 minutos

Para encerrar a atividade, peça ao grupo que diga uma palavra que expresse o aprendizado do dia. Pergunte ainda se mudaram de percepção sobre os conceitos abordados na atividade. Deixe que falem livremente.

Como sugestão de avaliação da atividade, peça que cada pessoa responda a pergunta abaixo e escreva em casa em uma folha sobre o que compreendeu do conteúdo proposto. O material deve ser recolhido em um próximo encontro para possibilitar novas abordagens e aprofundamentos sobre o tema com a turma.

– Você já teve medo ou receio de expressar sua sexualidade em locais públicos?

Sugerimos que estimule, caso alguém se sinta confortável, o compartilhamento das reflexões individuais, frisando a importância do exercício de compreensão de si, empatia, respeito e confiança mútua entre es participantes visando uma pedagogia que se constrói coletivamente.

Materiais necessários

Presencial

  • Kit audiovisual (computador, projetor, caixa de som e acesso à internet).
  • Papelaria (folhas de papel sulfite (para tarjetas), canetas, canetinhas, lápis colorido, tesoura).

Online:  

  • É fundamental verificar se a turma tem celular ou computador e acesso à internet.
  • Plataforma para realização das atividades ( Google Zoom, meet ou Teams…)
  • Contas de acesso em uma das plataformas Padlet, Mentimeter ou Jamboard. ( sugestão).

Referências bibliográficas

Confira nosso manifesto!