Sobre o projeto!

Escola + Diversa - Sobre o projeto!

O projeto Escola+Diversa pretende contribuir para a criação de estratégias de combate à LGBTfobia no ambiente escolar, visando à garantia dos direitos de acesso à educação pela população LGBTQIA+ e, consequentemente, ao seu ingresso no mercado de trabalho de forma qualificada.

Foram convidados 25 juventudes LGBTQIA+ representantes dos 21 estados e todas as regiões do Brasil, participantes das 06 oficinas online no mês de dezembro de 2020.
As oficinas online tiveram como objetivo a construção do Mapa da Diversidade (uma caixa de ferramentas pedagógicas que apoiará as comunidades escolares no enfrentamento dos preconceitos e práticas discriminatórias).

Saiba como foi a construção

Oficinas Online: Realização de 6 oficinas online, com objetivo de: 1) Realizar diagnóstico da experiência escolar dos jovens selecionados em relação à LGBTQIfobia; 2) Levantar sugestões para a superação do quadro de discriminação e violência na escola e, 3) Elaborar propostas de ação para a criação de uma Escola +Diversa.

Sistematização do Mapa da Diversidade: 1) Sistematização da metodologia utilizada nas oficinas 2) Consolidação das estratégias construídas durante as oficinas no Mapa da diversidade, nossa caixa de ferramentas pedagógicas que reúne o Jogo Diversidade em Ação, Minidocumentário Corpas +Diversas, Roteiros de Atividades e Estrutura das oficinas.

Jogo Diversidade em Ação: Início da elaboração do Jogo, que, a partir de cartas de perguntas e respostas, promove a reflexão e o reconhecimento de situações de LGBTfobia e garantia dos direitos da população LGBTQIA +, permitindo que es jogadores identifiquem possíveis soluções dentro do espaço escolar e saibam denunciá-las ou encaminhá-las para proteção e garantia dos seus direitos.

Minidocumentário Vozes +Diversas: Produção do minidocumentário Vozes +Diversas, que apresenta relatos de pessoas LGBTQIA+ sobre suas vivências ao longo da trajetória escolar e inserção no mercado de trabalho, considerando a abordagem interseccional de cada corpo.

Site Escola+Diversa: Construção da estrutura do site – este – para a disponibilização gratuita do Mapa da Diversidade à profissionais da educação, escolas e demais instituições interessadas.

Lançamento: Maio 2020: Em comemoração ao Dia Internacional de contra a LGBTfobia, realização do lançamento à público do Site e Mapa da Diversidade, como forma de mobilizar e sensibilizar públicos interessados na temática da inclusão e diversidade no ambiente escolar, com participação da rede de juventudes do Escola +Diversa, organizações educacionais e CIEDS, Itau e Mais Diversidade.


Apresentação institucional

Realização:

O CIEDS é uma Organização da Sociedade Civil que desenvolve projetos sociais que contribuam para a construção de redes, promovendo e desenvolvendo soluções integradas e em redes para que territórios sejam mais inclusivos, mais educativos e mais empreendedores, ou seja, mais prósperos, onde as pessoas residentes tenham maior confiança no futuro.

Parceria:

O propósito do Itaú Unibanco é promover o poder de transformação das pessoas e fazemos isso por meio de uma agenda estratégica focada na centralidade do cliente e na transformação digital, baseada também na diversidade do nosso povo. Maior banco da América Latina, o Itaú Unibanco está presente em 18 países e conta com mais de 56 milhões de clientes, entre pessoas físicas e jurídicas de todos os segmentos, a quem oferecemos as melhores experiências em produtos e serviços financeiros. O Itaú Unibanco foi selecionado pela 21ª vez consecutiva para fazer parte do Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI World), sendo a única instituição financeira latino-americana a fazer parte do índice desde sua criação, em 1999.

A Mais Diversidade é a maior consultoria de diversidade e inclusão da América Latina. Aliamos grande experiência de mercado a sólido conhecimento acadêmico para oferecer soluções completas em diversidade e inclusão. Apoiamos empresas de diversos setores na construção de estratégias de diversidade alinhadas à cultura organizacional e necessidades de negócio. Nossa consultoria presta apoio na definição de objetivos estratégicos, engajamento de lideranças, revisão de políticas, monitoramento de KPIs, além de treinamentos, pesquisas, censos e recrutamento e seleção.