Organize o espaço colocando as cadeiras em círculo, possibilitando que todas pessoas – inclusive você que mediará o encontro – se vejam. Essa proposta estimula uma desierarquização do saber. Isto é, todes estarão em uma posição de igualdade de conhecimento e conexão entre si. Caso a atividade seja online, verifique uma plataforma que seja acessível para todes e durante a atividade peça es participantes que abra as câmeras por um momento, para que se vejam.
Para acolher o grupo e “quebrar o gelo”, coloque uma música que dialogue com o tema proposto. Para isso, faça uma pesquisa sobre músicas ou artistas que abordem o tema da atividade ou peça ao próprio grupo sugestões. A participação des jovens é importante para fomentar a construção coletiva do conhecimento, além de incluir o grupo na construção da metodologia pedagógica com referências da própria juventude na atualidade.
Peça ao grupo que reflita sobre a letra e artista da canção proposta. Esse momento de reflexão é individual e íntimo. Ao final da música, distribua uma tarjeta para cada pessoa e peça que responda a seguinte pergunta:
Como está se sentindo hoje?
Cada pessoa deve ler a tarjeta e colá-la em um painel ou no quadro da sala. A proposta aqui é aproximar o grupo por meio do afeto, da empatia e do cuidado entre si, criando um vínculo de confiança entre todes presentes.
Para as atividades online, existem algumas ferramentas que podem auxiliar no registro desse momento, como por exemplo as plataformas Menti.com e Padlet que fornecem possibilidades de visualização das respostas da turma.
Para iniciar a problematização da atividade, em roda, peça para que cada pessoa responda anonimamente a pergunta abaixo.
1 – Você, em algum momento na vida, teve receio ou medo de se expressar em casa (ou em ambientes familiares) e na escola? Indique o motivo.
Ao final, recolha as tarjetas e coloque-as em uma caixa e feche-a. Feito isso, peça que uma pessoa por vez pegue uma das respostas e leia em voz alta para o grupo.
Quando finalizar a dinâmica, faça as perguntas abaixo e deixe o grupo responder livremente.
1 – Qual foi o sentimento de vocês escreverem a situação de medo? E qual foi o sentimento ao lerem aleatoriamente a tarjeta?
2 – Vocês acham que o medo indicado foi um sentimento natural ou provocado? Por quê?
3 – Vocês acreditam que as pessoas devem sentir medo dentro de casa ou na escola? Por qual motivo?
Estimule a escuta ativa, a importância da empatia, do respeito às vivências alheias, enfatize a importância do respeito e da confiança entre as pessoas presentes no grupo.
Sugestão de músicas para iniciar a atividade:
Josi Lopes – Espelho |https://youtu.be/KEk_Todz5sg