Família, Escola e Garantia de Direitos

Público: Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Tempo de duração: A sugestão é para que a atividade seja realizada em, no mínimo, dois tempos de aula. No entanto, é possível adequações de acordo com a disponibilidade de cada educador/a/e ou espaço educativo.

Competências trabalhadas

Autoconhecimento e cuidado, Pensamento científico, crítico e criativo Responsabilidade e cidadania

Objetivos

Refletir sobre as instituições Família e Escola como parte fundamental da rede de proteção de crianças e adolescentes, bem como provocar a criação de soluções de enfrentamento às violências contra pessoas LGBTQIA+ nesses espaços.

1

Sensibilização e problematização

Tempo proposto: 20 minutos

Organize o espaço colocando as cadeiras em círculo, possibilitando que todas pessoas – inclusive você que mediará o encontro – se vejam. Essa proposta estimula uma desierarquização do saber. Isto é, todes estarão em uma posição de igualdade de conhecimento e conexão entre si. Caso a atividade seja online, verifique uma plataforma que seja acessível para todes e durante a atividade peça es participantes que abra as câmeras por um momento, para que se vejam.

Para acolher o grupo e “quebrar o gelo”, coloque uma música que dialogue com o tema proposto. Para isso, faça uma pesquisa sobre músicas ou artistas que abordem o tema da atividade ou peça ao próprio grupo sugestões. A participação des jovens é importante para fomentar a construção coletiva do conhecimento, além de incluir o grupo na construção da metodologia pedagógica com referências da própria juventude na atualidade.

Peça ao grupo que reflita sobre a letra e artista da canção proposta. Esse momento de reflexão é individual e íntimo. Ao final da música, distribua uma tarjeta para cada pessoa e peça que responda a seguinte pergunta:

Como está se sentindo hoje?
Cada pessoa deve ler a tarjeta e colá-la em um painel ou no quadro da sala. A proposta aqui é aproximar o grupo por meio do afeto, da empatia e do cuidado entre si, criando um vínculo de confiança entre todes presentes.

Para as atividades online, existem algumas ferramentas que podem auxiliar no registro desse momento, como por exemplo as plataformas Menti.com e Padlet que fornecem possibilidades de visualização das respostas da turma.

Para iniciar a problematização da atividade, em roda, peça para que cada pessoa responda anonimamente a pergunta abaixo.

1 – Você, em algum momento na vida, teve receio ou medo de se expressar em casa (ou em ambientes familiares) e na escola? Indique o motivo.

Ao final, recolha as tarjetas e coloque-as em uma caixa e feche-a. Feito isso, peça que uma pessoa por vez pegue uma das respostas e leia em voz alta para o grupo.

Quando finalizar a dinâmica, faça as perguntas abaixo e deixe o grupo responder livremente.

1 – Qual foi o sentimento de vocês escreverem a situação de medo? E qual foi o sentimento ao lerem aleatoriamente a tarjeta?
2 – Vocês acham que o medo indicado foi um sentimento natural ou provocado? Por quê?
3 – Vocês acreditam que as pessoas devem sentir medo dentro de casa ou na escola? Por qual motivo?

Estimule a escuta ativa, a importância da empatia, do respeito às vivências alheias, enfatize a importância do respeito e da confiança entre as pessoas presentes no grupo.

Sugestão de músicas para iniciar a atividade:

Josi Lopes – Espelho |https://youtu.be/KEk_Todz5sg

2

Leitura de imagem ou texto

Tempo proposto: 30 minutos

Coloque o vídeo sugerido abaixo. Peça ao grupo que preste atenção às falas e às pessoas. LEMBRETE! Caso haja esse recurso, acione a legenda automática do vídeo, assim pessoas com deficiência auditiva podem acompanhar o diálogo e participar da atividade de maneira igualitária com os demais

Após o grupo assistir ao vídeo, estimule a reflexão sobre o que viram, sentiram e ouviram. Esse momento de trocas e impressões sobre o conteúdo proposto é livre. Você deve estimular que cada jovem fale livremente sobre a sua leitura de imagem, fazendo pontuações relacionando às falas da atividade anterior.

Bicha Bomba

Sinopse:
Este filme “não é capaz de vingar as mortes, redimir os sofrimentos, virar o jogo e mudar o mundo. Não há salvação. Isso aqui é uma barricada! Não uma bíblia”.
Roteiro e direção: Renan de Cillo

Tempo de duração:
8 minutos

Crédito:
Beija Flor Filmes

3

Reflexão coletiva e socialização

Tempo proposto: 40 minutos

Após as reflexões, faça as perguntas abaixo. Você pode acrescentar outras.

1 – Vocês reconhecem a legislação que é citada no vídeo?
2 – Para vocês, qual o papel/função da família? E da escola?
3 – Vocês acham que a família e escola garantem os direitos das crianças, adolescentes e juventudes? Comente?

Coloque o vídeo sugerido abaixo até o tempo indicado. Peça ao grupo que preste atenção às falas. LEMBRETE! Caso haja esse mecanismo, acione a legenda automática do vídeo, assim pessoas com deficiência auditiva podem acompanhar o diálogo e participar da atividade de maneira igualitária com os demais.

Após o vídeo, organize a turma em subgrupos, a quantidade pode ser definida de acordo com o número de pessoas na sala. Sugerimos 6 grupos. Disponibilize cartolinas ou papel pardo e canetas pilotos e peça que respondam a pergunta abaixo:

– Se você fizesse parte da equipe pedagógica da escola, que ação realizaria com as famílias dos alunes e com as turmas para refletir e combater a discriminação, preconceito e violências contra pessoas LGBTQIA+?

Disponibilize alguns minutos para os grupos executarem a tarefa. Ao final, inicie a rodada de apresentações. Estimule que os demais grupos façam contribuições após as explanações.

Finalize a reflexão coletiva apresentando os principais artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente, pontuando a criação do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescentes. Reforce também a importância da escola, dentro desse sistema, como protetora dos direitos das crianças, adolescentes e jovens quando estes sofrem maus-tratos ou têm seus direitos violados em ambiente familiar, por exemplo. É obrigação da escola acolher e alune, conversar com a família ou responsáveis legais e, quando necessário, notificar o problema ao Conselho Tutelar.

Caixa de informação – Conselho Tutelar deve zelar pelo cumprimento de direitos, Zelar por crianças e adolescentes que foram ameaçados ou que tiveram seus direitos violados. garantir absoluta prioridade na efetivação de direitos, orientar a construção da política municipal de atendimento.

Caso haja tempo disponível, coloque o vídeo indicado abaixo para finalizar a compreensão sobre o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.

Série ECA 30 anos: Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.

Sinopse:
A partir de 2006, diferentes órgãos foram criados para ajudar a consolidar a proteção integral. Entenda o papel dos CRAS, CREAS e Conselhos Tutelares.Apresentação: Gabriela da Cunha. Entrevistada: Joana Garcia, profª Escola de Serviço Social da UFRJ e associada do CEDECA-RJ.

Tempo sugerido para a atividade:
até 04’20’’

Crédito:
Futura

Busca Ativa Escolar: Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.

Tempo de duração:
9 minutos

Crédito:
UNICEF

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Encerramento e avaliação

Tempo proposto: 10 minutos

Para finalizar, peça ao grupo que diga uma palavra que expresse o aprendizado do dia. Pergunte ainda se mudaram de percepção sobre os conceitos abordados na atividade.

Como proposta de avaliação, solicite ao grupo que faça uma pesquisa em casa sobre legislações que garantam os direitos e desenvolvimento pleno de crianças e jovens na escola e na sociedade. Disponibilize o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Estatuto da Juventude para o grupo neste dia.
O material deve ser recolhido em um próximo encontro para possibilitar novas abordagens e aprofundamentos sobre o tema com a turma.

Materiais necessários

Presencial

  • Kit audiovisual (computador, projetor, caixa de som e acesso à internet).
  • Papelaria (folhas de papel sulfite (para tarjetas), canetas, canetinhas, lápis colorido, tesoura).

Online:  

  • É fundamental verificar se a turma tem celular ou computador e acesso à internet.
  • Plataforma para realização das atividades ( Google Zoom, meet ou Teams…)
  • Contas de acesso em uma das plataformas Padlet, Mentimeter ou Jamboard. ( sugestão).

Referências bibliográficas

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