Enfrentando as violências no ambiente escolar

Público-alvo: Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Tempo de duração: A sugestão é para que a atividade seja realizada em, no mínimo, dois tempos de aula. No entanto, é possível adequações de acordo com a disponibilidade de cada educador/a/e ou espaço educativo.

 

Competências trabalhadas

Empatia e Cooperação, Responsabilidade e cidadania, Argumentação

Objetivos

Estimular o comprometimento des jovens para a construção de ações de enfrentamento às violências contra a juventude LGBTQIA+ na perspectiva de uma Escola +Diversa

Passo a passo

1

Sensibilização e problematização

Tempo proposto: 20 minutos

Organize o espaço colocando as cadeiras em círculo, possibilitando que todas pessoas – inclusive você que mediará o encontro – se vejam. Essa proposta estimula uma desierarquização do saber. Isto é, todes estarão em uma posição de igualdade de conhecimento e conexão entre si.

Caso a atividade seja online, verifique uma plataforma que seja acessível para todes e durante a atividade peça es participantes que abra as câmeras por um momento, para que se vejam.

Para acolher o grupo e “quebrar o gelo”, coloque uma música que dialogue com o tema proposto. Para isso, faça uma pesquisa sobre músicas ou artistas que abordem o tema da atividade ou peça ao próprio grupo sugestões. A participação des jovens é importante para fomentar a construção coletiva do conhecimento, além de incluir o grupo na construção da metodologia pedagógica com referências da própria juventude na atualidade.

Peça ao grupo que reflita sobre a letra e artista da canção proposta. Esse momento de reflexão é individual e íntimo. Ao final da música, distribua uma tarjeta para cada pessoa e peça que responda a seguinte pergunta: Como está se sentindo hoje?

Cada pessoa deve ler a tarjeta e colá-la em um painel ou no quadro da sala. A proposta aqui é aproximar o grupo por meio do afeto, da empatia e do cuidado entre si, criando um vínculo de confiança entre todes presentes.

Para as atividades online, existem algumas ferramentas que podem auxiliar no registro desse momento, como por exemplo as plataformas Mentimeter.com e Padlet que fornecem possibilidades de visualização das respostas da turma.

Para iniciar a problematização da atividade, peça que o grupo fique de pé em um lado do espaço. As pessoas devem ficar uma do lado da outra. É importante que o espaço seja comprido o suficiente para a dinâmica funcionar. Faça uma série de perguntas que exponha situações específicas vividas por pessoas LGBTQIA+. A cada pergunta, a pessoa que já tenha passado pela situação, deve dar um passo à frente. É importante que você disponibilize um tempo entre as perguntas para que o grupo reflita sobre cada situação.

Sugestão de perguntas para a dinâmica:

1. Na infância, você já deixou de brincar com brinquedos que socialmente não eram indicados para o seu gênero? Por exemplo, brincar de bola (se for menina), de boneca (se for menino), de carrinhos (se for menina), de casinha (se for menino) etc.
2. Na infância, você já ouviu a frase “pare de chorar igual a uma menina”?
3. Você já deixou de usar uma cor de roupa por sentir receio de ser reprimide por alguém?
4. Você precisou dizer para a sua família a sua orientação sexual?
5. Você acha que pessoas como você são representadas de maneira negativa em novelas da TV?
6. Você já ouviu comentários homofóbicos que foram justificados por brincadeiras ou piada?
7. Você já sentiu medo de andar de mãos dadas ou demonstrar afeto com seu ou sua parceire amoroso em locais públicos?
8. Você já foi agredide verbalmente por ser quem você é?
9. Você já foi agredide fisicamente por ser quem você é?
10 . Você teve medo de ser quem você é na escola?
11. Você já teve medo de perder o emprego por ser quem você é?

Sugestão de músicas para iniciar a atividade: Pabllo Vittar – Indestrutível | Emicida, Majur e Pabllo Vittar – AmarElo

2

Reflexão coletiva

Tempo proposto: 30 minutos

Após a atividade anterior, faça uma roda de conversa para que o grupo reflita sobre suas percepções individuais. Estimule o grupo a compreender que a dinâmica propõe uma análise sobre privilégios de determinado grupo sobre outros. Neste caso, pessoas cisgêneras e heterossexuais fazem parte do grupo privilegiado. Explique que essas situações são violentas para com pessoas que não se enquadram nos padrão heteronormativo socialmente estabelecido.

Relacione essa problematização com as atividades anteriormente propostas no projeto Escola +Diversa, trazendo à discussão a crítica aos estereótipos de gêneros e padrões de comportamento para homens e mulheres construídos ao longo da história social.

3

Leitura de imagem ou texto e socialização

Tempo proposto: 40 minutos

Após o vídeo, organize a turma em subgrupos, a quantidade pode ser definida de acordo com o número de pessoas na sala.

Sugerimos 6 grupos. Disponibilize o texto indicado para cada grupo e ainda cartolina ou papel pardo e canetas pilotos. Após a leitura, peça para que cada grupo crie uma ação de intervenção na escola para o enfrentamento às violências sofridas por alunes LGBTQIA+ pensando uma Escola +Diversa.

O tempo indicado para esta leitura e reflexão coletiva é de 10 minutos.

Explique aos grupos que os planos de ação devem conter as indicações de público alvo, tempo de execução e materiais necessários para a execução da proposta. Finaliza-se essa etapa com uma rodada de apresentação dos grupos. Estimule os demais a fazerem contribuições complementares.

Leitura sugerida:

Tempo de leitura: 10 minutos
Crédito: Nova Escola Gestão

4

Encerramento e avaliação

Tempo proposto: 10 minutos

Após as apresentações, organize com a turma o grupo a possibilidade de diálogo com a coordenação pedagógica da escola para que as ações construídas sejam implementadas ao longo do ano letivo. Medie esse encontro e articule com a coordenação pedagógica os meios necessários e possíveis para que todas ou algumas sugestões sejam realizadas e organizadas pelos jovens.

Apresente essa proposta para outras turmas e professores e possibilite que a instituição seja uma Escola +Diversa!

Materiais necessários

Presencial: 

  • Kit audiovisual (computador, projetor, caixa de som e acesso à internet).
  • Papelaria (folhas de papel sulfite (para tarjetas), canetas, canetinhas, lápis colorido, tesoura).

Online:  

  • É fundamental verificar se a turma tem celular ou computador e acesso à internet.
  • Plataforma para realização das atividades ( Google Zoom, meet ou Teams…)
  • Contas de acesso em uma das plataformas Padlet, Mentimeter ou Jamboard. ( sugestão).

Referências bibliográficas

Confira nosso manifesto!