Reconhecendo as violências no ambiente escolar

Público-alvo: Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Tempo de duração: A sugestão é para que a atividade seja realizada em, no mínimo, dois tempos de aula. No entanto, é possível adequações de acordo com a disponibilidade de cada educador/a/e ou espaço educativo.

Competências Trabalhadas

Argumentação, Empatia e Cooperação, Conhecimento

Objetivos

Reconhecer as violências produzidas contra alunes LGBTQIA+ e apresentar ações/ferramentas de enfrentamento às violências contra esse grupo no ambiente escolar

Passo a passo

1

Sensibilização e problematização

Tempo proposto: 20 minutos

Organize o espaço colocando as cadeiras em círculo, possibilitando que todas pessoas – inclusive você que mediará o encontro – se vejam. Essa proposta estimula uma desierarquização do saber. Isto é, todes estarão em uma posição de igualdade de conhecimento e conexão entre si.

Caso a atividade seja online, verifique uma plataforma que seja acessível para todes e durante a atividade peça es participantes que abra as câmeras por um momento, para que se vejam.

Para acolher o grupo e “quebrar o gelo”, coloque uma música que dialogue com o tema proposto. Para isso, faça uma pesquisa sobre músicas ou artistas que abordem o tema da atividade ou peça ao próprio grupo sugestões. A participação des jovens é importante para fomentar a construção coletiva do conhecimento, além de incluir o grupo na construção da metodologia pedagógica com referências da própria juventude na atualidade.

Peça ao grupo que reflita sobre a letra e artista da canção proposta. Esse momento de reflexão é individual e íntimo. Ao final da música, distribua uma tarjeta para cada pessoa e peça que responda a seguinte pergunta: Como está se sentindo hoje?

Cada pessoa deve ler a tarjeta e colá-la em um painel ou no quadro da sala. A proposta aqui é aproximar o grupo por meio do afeto, da empatia e do cuidado entre si, criando um vínculo de confiança entre todes presentes.

Para as atividades online, existem algumas ferramentas que podem auxiliar no registro desse momento, como por exemplo as plataformas Mentimeter.com e Padlet que fornecem possibilidades de visualização das respostas da turma.

Para iniciar a problematização da atividade, em roda, faça as perguntas abaixo.

1 – Para vocês, o que são Direitos Humanos? Para que serve?

Provoque o grupo a compartilhar suas respostas com os demais. Estimule a escuta ativa, o acolhimento e a empatia ao ouvir as pessoas com opiniões diferentes, enfatizando a importância do respeito mútuo.

Sugestão de músicas para iniciar a atividade: Linn da Quebrada – Enviadescer

2

Leitura de imagem ou texto

Tempo proposto: 30 minutos

Coloque o primeiro vídeo sugerido. Peça ao grupo que preste atenção às falas e às pessoas.

LEMBRETE! Caso haja esse recurso, acione a legenda automática do vídeo, assim pessoas com deficiência auditiva podem acompanhar o diálogo e participar da atividade de maneira igualitária com os demais

Após o grupo assistir ao vídeo, estimule a reflexão sobre o que viram, sentiram e ouviram. Esse momento de trocas e impressões sobre o conteúdo proposto é livre. Você deve estimular que cada jovem fale livremente sobre a sua leitura de imagem, fazendo pontuações relacionando às falas da atividade anterior.

Coloque o segundo vídeo sugerido e ao final, faça a pergunta abaixo.

1 – A escola de vocês consegue formar cidadãos conscientes e responsáveis que respeitam as diferenças com objetivo de ter uma sociedade mais plural, igualitária e menos violenta? Isto é, praticam uma educação em direitos humanos?

ONU MULHERES – Declaração Universal dos Direitos Humanos

Sinopse:
Você já pensou sobre o que todas as pessoas têm em comum? Somos todos seres humanos. Apesar de diferentes, somos todos livres e iguais. E, por isso, precisamos ser respeitados e protegidos. Os Direitos Humanos estão todos escritos e registrados na Declaração Universal de Direitos Humanos da ONU. Eles são universais, indivisíveis e interdependentes. É preciso que todas as pessoas do mundo conheçam seus direitos, pois garantir que os direitos humanos sejam efetivos e respeitados é responsabilidade de todos e todas nós.

Tempo de duração:
3 minutos

Crédito:
ONU Mulheres

SALA DEBATE – Violação dos Direitos Humanos na Escola

Sinopse
Uma pesquisa realizada pela FLACSO em parceria com o MEC e a OEI em 2015 apontou que 42% dos alunos já sofreram algum tipo de violência. A pesquisa concluiu que “as escolas precisam adotar ações que valorizem as diferentes etnias, culturas, povos, orientações sexuais, considerando perspectiva de gênero entre outras, sensíveis a convivências e sociabilidade”.

Tempo de duração:
58 minutos.

Crédito:
Futura

3

Reflexão coletiva e socialização

Tempo proposto: 40 minutos

Organize a turma em subgrupos, a quantidade pode ser definida de acordo com o número total de pessoas na sala. Sugerimos 6 grupos. Disponibilize o texto indicado para cada grupo, além de tarjetas com alguns depoimentos de jovens que constam nesta pesquisa completa. Entregue a quantidade de tarjetas que achar necessária para a dinâmica. Destacamos algumas falas para facilitar a atividade.

O tempo indicado para esta leitura e reflexão coletiva é de 15 minutos.

Sugira que em cada grupo uma pessoa fique responsável pela sistematização das ideias e também pela apresentação que deve durar três minutos. Frise com o grupo a necessidade de organizar os pensamentos e praticar a oratória e argumentação.

Após a rodada de explanações, abra uma roda de conversa e escuta ativa. Pergunte se alguém gostaria de comentar as apresentações e medie essa etapa fazendo as perguntas abaixo:

1 – Vocês já viveram ou já perceberam essas violências sendo praticadas por jovens LGBTQIA+ na escola?
2 – Se a resposta anterior for positiva, o que vocês fizeram ao reconhecerem a situação de violência e violação de direito?
3 – O que sentiria e o que faria se o alvo da violência fosse você?

Para encerrar, reforce os conceitos dos Direitos Humanos e a importância da empatia, do respeito às diferenças e da educação para a promoção de uma sociedade justa e segura para toda a população sem distinção de raça, classe social, identidade de gênero, orientação sexual e crença. Relacione essa dinâmica com o roteiro de atividades que aborda o tema “Família, Escola e Garantia de Direitos”

Prepare-se para esta atividade lendo previamente os materiais de aprofundamento sobre o tema. Procure outros conteúdos e aprofunde seus estudos!

Texto sugerido para a atividade

Crédito: Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais
Indicação de leitura: páginas 18 a 20.
Tempo de leitura: 10 minutos

Faça o download dessa atividade para ver a sugestão de depoimento para ser utilizado nessa etapa

4

Encerramento e avaliação

Tempo proposto: 10 minutos

Para finalizar, peça ao grupo que diga uma palavra que expresse o aprendizado do dia. Pergunte ainda se mudaram de percepção sobre as violências praticadas no ambiente escolar.

Como proposta de avaliação, solicite ao grupo que faça um texto sobre o que compreenderam da atividade.

O material deve ser recolhido em um próximo encontro para possibilitar novas abordagens e aprofundamentos sobre o tema com a turma.

Materiais necessários

Presencial

  • Kit audiovisual (computador, projetor, caixa de som e acesso à internet).
  • Papelaria (folhas de papel sulfite (para tarjetas), canetas, canetinhas, lápis colorido, tesoura).

Online:  

  • É fundamental verificar se a turma tem celular ou computador e acesso à internet.
  • Plataforma para realização das atividades ( Google Zoom, meet ou Teams…)
  • Contas de acesso em uma das plataformas Padlet, Mentimeter ou Jamboard. ( sugestão).

Referências bibliográficas

Confira nosso manifesto!