Diversidade em ação

Escola + Diversa - Diversidade em ação

1

Sobre o jogo

O jogo Diversidade em Ação é uma ferramenta pedagógica do projeto Escola +Diversa e propõe a reflexão sobre as violências causadas contra alunos, alunas e alunes LGBTQIA+ no espaço escolar.
A partir da dinâmica com as cartas de perguntas e desafios, o jogo estimula estudantes e educadores a identificarem situações de violações de direitos e compreenderem a importância da denúncia, garantindo uma escola mais diversa e, sobretudo, segura para jovens LGBTQIA+.

2

Como foi desenvolvido

O jogo foi desenvolvido após a realização do ciclo formativo com 25 jovens LGBTQIA+ – representando as cinco regiões do Brasil – com a intenção de apresentar, de maneira lúdica para estudantes dos ensinos fundamental II e Médio, a reflexão sobre temas estruturantes do projeto Escola +Diversa, como sexualidades, identidades de gênero e enfrentamento à LGBTQIAfobia no espaço escolar.

3

Objetivos do jogo

Possibilitar a reflexão, de maneira lúdica, sobre sexualidades, identidades de gênero e enfrentamento às violências contra estudantes LGBTQIA+ no espaço escolar.

4

Quem pode jogar

O jogo da diversidade é direcionado para as juventudes (coletivos, estudantes do ensino fundamental anos finais e ensino médio), educadores sociais e profissionais da educação.

5

Componentes

30 cartas +Diversidade
10 cartas Desafio
10 cartas de apoio para os desafios.

6

Participantes

Opção 1) 02 a 05 pessoas.
Opção 2) 02 a 05 equipes.

7

Tempo total de jogo

De 40 a 60 minutos.

Gostou? Faça o download e
jogue com sua turma

Confira nosso manifesto!