Série Vozes +Diversas

Série Vozes +Diversas

Baixar video

No documentário, Lídia, Porto, Niotxarú, Djankaw, Tom, Dionne, Letícia e Thiago compartilharão suas histórias de vida e trajetórias profissionais apresentando a pluralidade existente na diversidade humana. O filme propõe uma reflexão sobre os processos de violência e exclusão sofridos por pessoas LGBTQIA+ no ambiente escolar, a fim de, possibilitar a criação de estratégias de enfrentamento à LGBTfobia na escola e na sociedade.

Conheça um pouco mais sobre
cada pessoa entrevistada!

Episódio 1

Baixar video

Lídia Rodrigues reside no Ceará, é ativista, educadora social e consultora em Gênero e Sexualidade. " (...) minhas interações sociais, no período escolar, eram muito limitadas e muito marcadas por violências de outras adolescentes, de outras jovens. Até que eu virei uma chave, que foi quando comecei a fazer teatro e incorporei uma personagem que era meio, assim, “danadona”. Então, com essa personagem, ninguém mexia com ela não!" Assista ao episódio completo e conheça mais a história de Lídia!

Episódio 2

Baixar video

Jefferson Niotxarú Pataxó mora da Bahia e é idealizador do canal "Papo de Índio", que fala sobre gênero, diversidade e sexualidade indígena. "Durante o meu período do Ensino Fundamental e Ensino Médio, eu não me reconhecia enquanto uma pessoa indígena LGBTQIA+. Eu passei a me perceber dessa forma já na universidade. Foi em 2014, eu entrei na Federal do Sul da Bahia, eu passei por essa experiência e, para mim, foi um momento muito complicado." Assista ao episódio completo e conheça mais a história de Niotxaru!

Episódio 3

Baixar video

Porto é multiartista, mora em Salvador, na Bahia, mas nasceu em Belford Roxo, no Rio de Janeiro. " (...) mas depois dessa fase de um entendimento da letra G, depois da letra B, eu fui desconstruindo mais, mais e mais, né? Acho que isso está atrelado ao processo de desenvolvimento, de vivências, né? " Assista ao episódio completo e conheça mais a história de Porto!

Episódio 4

Baixar video

Djankaw Matheus Marques é quilombola, ativista e estudante de Serviço Social. Ela mora no Paraná "Então, quando eu, sei lá, apanhava ou era motivo de chacotas por ser chamado de viadinho, de menininha, de bichinha...Então, eu ficava me questionando, muitas vezes tentava ir para o enfrentamento, mas as professoras não sabiam o que fazer (...)a gente sempre precisou (re)existir de inúmeras formas com esses estigmas" Assista ao episódio completo e conheça mais a história de Djankaw!

Episódio 5

Baixar video

Tom é poeta e mora no Rio de Janeiro. "Eu era professor de educação física, eu chegava na porta da escola (…)“meninas em uma fila, meninos em outra fila”. Aí eles levantavam e vinham. E aí um dia tinha um menino, que era uma criança viada nitidamente, assim. Ele era uma criança desmunhecada, livre, leve e solta, né? Porque as pessoas costumam já rotular que essa criança vai ser gay e não necessariamente, né? Essa criança possivelmente vai ser livre, né? Ela vai ser o que ela quiser". Assista ao episódio completo e conheça mais a história do Tom!

Episódio 6

Baixar video

Dionne Freitas, curitibana, é terapeuta ocupacional e consultora de saúde da Associação Brasileira de Intersexos. "Quando eu penso na adolescência, na infância, na escola, eu penso, eu lembro da violência, né (...) Não tinha apoio da escola, não tinha apoio dos inspetores ou professores de barrar aquela violência. Mas, assim, principalmente, o primeiro suporte foi o da minha mãe." Assista ao episódio completo e conheça mais a história de Dionne!

Episódio 7

Baixar video

Letícia Lanz tem 69 anos, psicanalista, economista e mestre em Sociologia. "Na minha cabeça, eu era uma espécie de pessoa doida. Porque como é que eu quero ser menina, mas eu não gosto de menino? O gênero, juridicamente, ele é uma base cruel de divisão das pessoas (...) Eles imaginam que o fim do gênero vai causar um problema, um transtorno. Que isso? É só inventar uma coisa nova!" Assista ao episódio completo e conheça mais a história de Letícia!

Episódio 8

Baixar video

Thiago Guarnieri Roveri é consultor do Mais Diversidade e mora em São Paulo. " O processo de autoconhecimento sobre a minha sexualidade, eu entendo que ele é constante. Mas essa possibilidade de falar tranquilamente sobre isso, de debater e, de certa forma, estimular essa discussão, ela infelizmente aconteceu depois de muito mais tempo." Assistam ao episódio completo e conheça mais a história de Thiago!

Escola + Diversa - Série Vozes + Diversas
Confira nosso manifesto!